Estação Palmeiras-Barra Funda passa a concentrar três linhas da CPTM

Mudança tem como objetivo melhorar a fluidez da operação ferroviária e oferecer conexões mais ágeis em São Paulo

Fernanda Palhares, da CNN*, Felipe Souza, da CNN, em São Paulo
Passageiros do metrô de São Paulo passam por catracas após normalização do fluxo
Passageiros de São Paulo passam pelas catracas na estação Barra Funda  • CNN
Compartilhar matéria

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou nesta segunda-feira (25) a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste da capital paulista. O serviço funciona todos os dias das 8h às 15h30 e das 20h à 0h.

A partir desta quinta-feira (28), as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa também passaram a ter a estação como terminal. Para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra, os passageiros devem fazer a transferência no mesmo nível, nas plataformas 5 e 6.

Além das três linhas da CPTM, a estação Palmeiras-Barra Funda integra ainda a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos, além de estar conectada a terminais rodoviários municipais e interestaduais.

A mudança tem como objetivo melhorar a fluidez da operação ferroviária e oferecer conexões mais ágeis aos passageiros.

Mais melhorias

Nos últimos meses, a CPTM ampliou a oferta de trens em outras linhas. A Linha 12-Safira ganhou circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. A Linha 13-Jade teve o intervalo reduzido para 10 minutos, aumentando a capacidade do ramal.

Já o Expresso da Linha 10, que liga Santo André a Tamanduateí, passou a operar com intervalos de 20 minutos nos picos da manhã e da tarde.

*Sob supervisão de AR.