Falha no Metrô causa lentidão e filas nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha em SP

Plataformas ficaram lotadas e trens foram tirados de circulação após problema na manhã desta quinta (29)

Victória Silva, da CNN*, em São Paulo
Compartilhar matéria

Os trens da Linha 1-Azul e da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo circularam com velocidade reduzida na manhã desta quinta-feira (29), em razão de uma falha no sistema de sinalização do trecho entre as estações Paraíso e Santa Cruz.

Segundo o Metrô de São Paulo, foi adotada a estratégia de controle de fluxo para amenizar o caos. Usuários relataram longas filas e plataformas lotadas.

Apesas da falha ter ocorrido em estações da Linha 1-Azul, os impactos também foram sentidos na Linha 3-Vermelha devido a baldeação que acontece na estação Sé, no centro de São Paulo. Os trens das duas linhas circularam com velocidade reduzida.

Passageiros relataram que, na estação Parada Inglesa, uma fila extensa se formou na calçada para os passageiros que tentavam embarcar.

Outros passageiros relataram nas redes sociais que as plataformas ficaram sobrecarregadas e os trens completamente parados.

Em nota, o Metrô pediu desculpas aos passageiros pelos transtornos provocados. Segundo a companhia, o problema teve início às 6h30, decorrente de uma falha de sinalização na região da estação Ana Rosa, impedindo que os trens circulassem em modo automático no trecho entre as estações Paraíso e Santa Cruz.

Por medida de segurança, as composições circularam neste trecho em modo manual, sob monitoramento integral do Centro de Controle Operacional (CCO), o que teria causado a superlotação. Às 8h52, o sistema foi restabelecido e os trens passaram a circular sem restrições, segundo o Metrô.

"Os passageiros foram informados sobre esta ocorrência pelo sistema de som dos trens e das estações e pelos canais oficiais do Metrô. Declarações de ocorrência foram disponibilizadas no site", completa a nota.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo