Homem baleado na cabeça no Brás era motoboy e foi retirar mercadoria

Entidade cobra medidas das autoridades após ocorrido que deixou dois homens feridos; caso aconteceu no último sábado (18) na região central de São Paulo

Yasmin Silvestre, Ana Julia Bertolaccini e Fernanda Palhares, da CNN*, São Paulo
Homem foi baleado após roubo no Centro de SP  • Reprodução
Compartilhar matéria

A Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil (AMAbr) emitiu uma nota lamentando e cobrando medidas urgentes após um homem ter sido roubado e baleado na Rua Carlos Souza Nazaré, na região da 25 de março, no Brás. De acordo com a entidade, a vítima era um motoboy e teria ido ao local retirar uma mercadoria que iria para entrega.

Segundo a AMAbr, essa região é um ponto-alvo dos criminosos que costumam monitorar entregadores e identificar produtos de valor com ajuda de lojistas ou clientes, antes de agir. “Essa dinâmica coloca a vida de nossos profissionais em risco diário. A segurança dos motofretistas é inegociável”, destacou a associação.

Entre as medidas cobradas pela entidade estão: o aumento do patrulhamento na região; protocolos de segurança mais rígidos por parte de logistas e clientes; e a criação de um grupo de trabalho permanente entre autoridades, lojistas e empresas de logística para desenvolver estratégias conjuntas de segurança.

“A vida de um trabalhador não pode ser tratada como mercadoria. Exigimos justiça para o colega baleado e segurança para toda a categoria”, reiterou o presidente da AMAbr, Edgar Francisco da Silva. 

Entenda o caso

Câmeras de segurança registraram o momento em que o criminoso se aproxima por trás da vítima e anuncia o assalto. Após uma breve conversa, o suspeito atira na cabeça do motoboy, foge correndo e leva a mochila dele. A vítima transportava seis iPhones e um iPad, que foram roubados.

A estimativa é que ao menos oito criminosos tenham participado da ação. De acordo com a Polícia, um dos suspeitos foi encontrado em uma rua próxima, também baleado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ele teria sido atingido por um policial militar de folga, que “interveio ao ver o crime”.

Após o ocorrido, os dois feridos foram socorridos e encaminhados ao hospital. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.

A polícia apreendeu uma pistola calibre .635 com numeração suprimida e vários aparelhos eletrônicos. Em nota, a SSP afirmou que “a ocorrência está sendo registrada pela Polícia Civil”. 

*Sob supervisão de AR.