Papai Noel da Paulista tomba após fortes rajadas provocadas por ciclone

Prefeitura precisou suspender eventos natalinos na cidade por causa dos ventos fortes; rajadas de ventos ultrapassaram 80k/h e provocaram estragos por todo o estado nesta quarta-feira (10)

Yasmin Silvestre, Alan Cardoso e Fernanda Palhares, da CNN Brasil*, São Paulo
  • Reprodução/@napaulista
Compartilhar matéria

Rajadas de vento que ultrapassaram 80k/h provocaram estragos por todo o estado de São Paulo, nesta quarta-feira (10). Na capital paulista, por exemplo, o Papai Noel inflável, símbolo da decoração natalina instalada na região da Avenida Paulista, não resistiu à ventania e caiu no meio de uma estrutura metálica instaurada na avenida.

Imagens gravadas por pessoas que passavam no local mostram o momento em que trabalhadores tentam retirar o boneco da estrutura. Veja: 

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que suspendeu eventos do Natal Iluminado na cidade "para garantir segurança da população durante fortes ventanias".

Estragos causados pelo ciclone

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os ventos fortes foram causados por um ciclone extratropical nas regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste e que chegou a provocar alerta meteorológico em 9 estados.

A ventania também provocou cancelamentos de voos, quedas de árvores e até o fechamento de parques por toda a região. 

Até o momento, foram abertos 514 chamados para queda de árvores e 5 registros para enchentes na capital paulista.

Uma dessas quedas afetou a linha 9-esmeralda, entre Santo Amaro e João Dias, que segue por via única e com maiores intervalos.

"As equipes da concessionária atuam no local para normalizar a circulação o mais breve possível", diz a nota enviada pela Vila Mobilidade.

Além disso, mais de um 2,2 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo ficaram sem energia elétrica, segundo balanço divulgado pela Enel às 16h.

A expectativa, de acordo com a CGE, é de que as condições melhorem apenas nos próximos dias.

Próximas previsões

A previsão para esta quarta-feira (10) é de sol, que aparece entre variação de nuvens.

A máxima deve chegar aos 27 °C e rajadas de vento pontuais ainda podem superar os 70 km/h, o que aumenta os riscos para quedas de árvore.

Na quinta-feira (11), o sol aparece entre poucas nuvens no decorrer do dia, mas ainda com ventos que podem alcançar os 60 Km/h. As temperaturas variam entre mínima de 19 °C na madrugada e no período da tarde a máxima atinge os 29 °C.

Já na sexta-feira (12), não há previsão de ventos fortes. O sol aparece e faz calor. No fim da tarde e à noite há potencial para chuva isolada e rápida, com baixa possibilidade de alagamentos. Mínima de 19 °C e máxima de 30 °C.

*Sob supervisão de AR.