Polícia descobre central de falsas cobranças operando na Faria Lima

Doze suspeitos foram presos em operação realizada pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais)

Giuliana Zanin, da CNN Brasil*, em São Paulo
Av. Brigadeiro Faria Lima
Av. Brigadeiro Faria Lima  • Sergio Souza/Unplash
Compartilhar matéria

A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (22), uma operação contra um grupo suspeito de operar um esquema de fraude com cobranças de créditos falsos. Os criminosos operavam em um escritório na avenida Faria Lima, coração financeiro da capital paulista.

Agentes do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam 12 suspeitos e descobriram empresas que colaboravam com o compartilhamento de informações das vítimas.

A organização criminosa procurava pessoas, principalmente idosos, alegando a existência desses valores devedores e convenciam as vítimas a pagar. O contato acontecia através do envio de mensagens, seguido de atendimento telefônico, feito por falsos atendentes dos setores de cobrança, jurídico e do Judiciário.

As vítimas eram comunicadas do bloqueio dos seus CPFs e de benefícios, além da existência de ordens judiciais.

Veja o local onde a quadrilha operava:

O contato era direcionado ao atendimento eletrônico, no qual criminosos afirmavam ser agentes da Justiça • Deic
O contato era direcionado ao atendimento eletrônico, no qual criminosos afirmavam ser agentes da Justiça • Deic

O acesso aos dados pessoais era realizado por meio de empresas que forneciam sócios, endereços, dados operacionais e contábeis.

Os policiais também estiveram em outra base da organização em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Foram apreendidos todos os documentos utilizados no crime.

A investigação faz parte da Operação Título Sombrio, realizada pela 4ª Delegacia da DCCIBER (Investigações sobre Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos).

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo