Procon notifica Enel por falhas no atendimento após falta de energia em SP
Prazo para explicações serem dadas é de seis dias; órgão se baseou na demora no restabelecimento de energia elétrica
O Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) notificou a concessionária Enel após demora no restabelecimento da energia de milhões de clientes na Grande São Paulo, por conta das fortes rajadas de vento que atingem a região desde terça-feira (9).
No documento, publicado nesta quinta-feira (11), o órgão solicita que a empresa explique, de forma clara, qual a estrutura logística e plano de contingência para atender situações emergenciais. Prazo de resposta é de seis dias.
O Procon-SP considerou publicidades e manifestações anteriores da concessionária, em que afirmava que possui milhares de equipes de campo trabalhando.
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O órgão explica que a grande quantidade de clientes reclamando da demora na retomada do fornecimento de energia elétrica contradiz a Enel.
Além disso, a notificação se baseou em imagens de garagens da Enel com muitos veículos estacionados e que não teria equipes em grande quantidade pelas ruas.
A solicitação também diz para a empresa esclarecer como é sua estrutura de atendimento aos consumidores para registro de reclamações. O órgão pede ainda que a empresa detalhe seu plano de contingência para atuação em emergências.
A CNN entrou em contato com a Enel e aguarda uma resposta.
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Procon alerta para reclamações
O órgão alerta para os clientes que tiverem prejuízos por conta da falta de energia prolonga, como queima de eletrodomésticos ou perda de alimentos.
O comunicado orienta que os consumidores abra um pedido de ressarcimento por danos diretamente com a Enel e, caso a empresa não responda ou ofereça uma solução após um prazo a ser estabelecido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o cliente acione o Procon-SP.
Se ainda, sim, o ressarcimento não ocorrer, o consumidor deverá procurar o Poder Judiciário para obter indenizações por danos materiais e morais.


