SP: Empresária que morreu em cirurgia plástica faria três procedimentos

Natália Cavanellas teve uma parada cardiorrespiratória enquanto realizava lipoaspiração, injeções nos glúteos e ajustes nas próteses mamárias no Hospital San Gennaro

Vitor Bonets, da CNN*, Adriana De Luca, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

A empresária Natália Cavanellas, que morreu na segunda-feira (7) durante uma cirurgia plástica no Hospital San Gennaro, localizado na Zona Leste de São Paulo, ficou internada na unidade hospitalar para realizar três procedimentos estéticos.

Segundo Bruna Cavanellas, irmã de Natália, a empresária faria as seguintes cirurgias: lipoaspiração, injeções nos glúteos e ajustes nas próteses mamárias, que foram implantadas há dois anos.

De acordo com boletim de ocorrência, no momento da aplicação de injeção na região glútea da empresária — que já era o momento final da cirurgia, ela apresentou uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica teria iniciado as manobras de reanimação, porém, sem sucesso. Natália morreu na sala em que realizava o procedimento.

Em nota, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) informou que o caso de Natália foi registrado como morte suspeita (morte súbita) no 42° Distrito Policial, no Parque São Lucas.

Posicionamentos sobre o caso

Em nota enviada à CNN, a defesa de Edgar Lopez, médico responsável pela cirurgia de Natália Cavanellas, diz que "o profissional vem prestando toda a assistência à família, mantendo-se à disposição para esclarecimentos técnicos, sempre em respeito à paciente, à família e ao sigilo médico". Veja comunicado na íntegra: 

"A equipe médica vem, por meio desta, prestar esclarecimentos sobre os fatos veiculados na imprensa.

A paciente em questão foi submetida a procedimento cirúrgico eletivo, realizado em ambiente hospitalar adequado, com todos os exames pré-operatórios em conformidade, e seguindo rigorosamente os protocolos de segurança e acompanhamento médico. O cirurgião responsável possui formação especializada e mais de 20 anos de experiência, atuando sempre com ética, responsabilidade e dedicação.

Infelizmente, a paciente evoluiu com uma complicação grave, compatível com embolia pulmonar, evento raro, mas reconhecido na literatura médica como possível, mesmo com todas as medidas preventivas adotadas.

O caso encontra-se sob análise oficial das autoridades competentes, inclusive com investigação em curso pelo Instituto Médico-Legal (IML), que determinará a causa definitiva do óbito.

O profissional responsável vem prestando toda a assistência à família, mantendo-se à disposição para esclarecimentos técnicos, sempre em respeito à paciente, à família e ao sigilo médico.

Reiteramos nosso compromisso com a ética, a transparência e a medicina baseada em evidências".

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) afirmou que está investigando o caso e que as investigações ocorrem sob sigilo determinado por lei.

CNN procurou o Hospital San Gennaro, mas não obteve retorno até o momento da publicação. O espaço segue aberto.

Quem era a empresária

A empresária Natália Cavanellas era conhecida no ramo das relações públicas e especialista em networking corporativo.

Natália tinha completado 40 anos no dia 27 de maio e era casada com Rafael Thomazella. No dia 1 de abril deste ano, o casal completou 6 anos de união. Nas redes sociais, Rafael compartilhou um texto lamentando a morte da esposa e se despedindo dela:

“Todos nós sabemos a grande mulher que a Natália era. Uma mulher linda, independente, super profissional, feliz, além de tantas outras qualidades. Infelizmente, Natália nos deixou, mas pra sempre vai ficar nas nossas memórias e nos nossos corações”, escreveu.

A empresária possuía mais de 100 mil seguidores nas plataformas digitais e também publicava conteúdos voltados à maternidade. Ela tinha uma filha, Manoella, com quem publicava diversas fotos.

Natália dizia ser apaixonada por viagens e amar cozinhar. Nas redes sociais, ela havia registrado diversas fotos de viagens para a Disney e em praias de Miami, nos Estados Unidos, e também em praias do Nordeste brasileiro.

Com 15 anos de experiência na área em que atuava, Natália era fundadora da Agência NC HUB360, que é especializada em intermediação de negócios. Ela também foi criadora de duas comunidades, a Connecting Club e a Connecting Women, formadas por mulheres empresárias que desejavam se especializar no ramo.

Em 2022, foi premiada pela XP investimentos com uma viagem para Dubai, classificando o escritório que ela fazia parte como um dos 30 melhores da XP. No ano de 2024, Natália foi homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo como referência no empreendedorismo feminino.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo