SP: parque é interditado após confirmações de mortes por febre maculosa

Prefeitura de Salto confirmou três mortes decorrentes da doença, sendo duas de pessoas que visitaram o Parque de Lavras

Bruna Lopes, da CNN Brasil*, em São Paulo
Parque de Lavras, em Salto (SP)  • Divulgação/Prefeitura de Salto
Compartilhar matéria

A Prefeitura de Salto, no interior de São Paulo, interditou temporariamente o Parque de Lavras após a confirmação de três mortes por febre maculosa na cidade. Segundo o órgão, duas dessas mortes foram registradas por frequentadores do parque e a outra refere-se a um morador de uma área particular da região.

Em nota, a secretaria afirmou que a medida foi tomada na última sexta-feira (17), depois que o CVE-SP (Centro de Vigilância Epedimiológica do Estado de SP) notificou o município sobre os casos.

O parque, que é administrado por uma concessionária, ficará fechado até nova avaliação das autoridades sanitárias.

Carrapato-estrela: Campinas tem duas mortes por febre maculosa

De acordo com a SMS-SP (Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo), todos os casos foram acompanhados desde o início dos sintomas até a confirmação dos diagnósticos. A pasta afirma que reforçou o monitoramento de possíveis novas ocorrências e intensificou ações de orientação à população e às unidades de saúde.

A SVMA (Secretaria do Meio Ambiente) também passou a monitorar áreas de risco, aplicar carrapaticidas biológicos e manter sinalização em locais públicos alertando sobre a presença de carrapatos transmissores da doença.

O que é a febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa aguda que provoca febre alta e pode variar bastante em gravidade. Em alguns casos, os sintomas são leves, mas em outros podem evoluir rapidamente para formas graves, com risco elevado de morte.

É causada por bactérias do gênero Rickettsia, que se espalham pela picada de carrapatos. No Brasil, duas espécies dessas bactérias são responsáveis pelos casos de febre maculosa.

Entre os sintomas estão:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dores no corpo
  • Fraqueza
  • Náusea
  • Manchas vermelhas na pele

Para um diagnóstico preciso, a prefeitura orienta que quem apresentar sintomas procure atendimento médico e informe se esteve recentemente em áreas com vegetação. chácaras, trilhas, margens de rios ou outros locais de risco.

*Sob supervisão de Tonny Aranha