Secretário de Segurança de SP: Temos policiais infiltrados em vários grupos

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mantém policiais infiltrados em grupos da deep web para combater crimes como pedofilia e extorsão

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Polícia Civil de São Paulo efetuou a prisão de um suspeito de ameaças contra o influenciador Felca, após ele denunciar casos de adultização e pedofilia nas redes sociais. A ação faz parte de uma série de operações de combate a crimes cibernéticos no estado. O Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, comentou o caso em entrevista ao Live CNN.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, criminosos têm usado plataformas de jogos online para atrair crianças e adolescentes. Os suspeitos estabelecem vínculos de confiança com as vítimas e as convencem a migrar para outras plataformas, como WhatsApp, onde iniciam processos de extorsão e tortura psicológica.

As investigações revelaram que os criminosos realizam transmissões ao vivo com até 400 espectadores, nas quais as vítimas são forçadas a praticar atos de automutilação e violência contra animais. O conteúdo é gravado e posteriormente comercializado em ambientes virtuais.

A Secretaria de Segurança Pública criou um núcleo especializado para investigar crimes no ambiente virtual. Desde então, foram realizadas três grandes operações que resultaram na prisão de 18 adultos e 25 adolescentes infratores.

O trabalho conjunto do Núcleo de Atendimento e do departamento de crimes cibernéticos já evitou mais de 212 casos de estupro coletivo e torturas psicológicas. Em uma das operações, uma investigadora conseguiu impedir um suicídio ao alertar uma mãe sobre o risco iminente envolvendo sua filha.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.