Naufrágio de barco deixa um morto e feridos no litoral do Paraná
Embarcação, que transportava 19 pessoas, realizava a travessia para a Ilha do Superagui no momento do acidente

Um barco afundou entre a Ilha da Cotinga e a Ilha das Cobras, em Paranaguá, no litoral do Paraná, nesta segunda-feira (6). A embarcação fazia a travessia para a Ilha do Superagui e transportava 19 pessoas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o acionamento ocorreu por volta das 14h15 e contou com o apoio de duas embarcações da praticagem, que retiraram as vítimas da água e conduziram até a Marina Oceania.
Durante a ação, duas vítimas foram socorridas em estado grave. A primeira, uma mulher de 63 anos, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em parada cardiorrespiratória e morreu ainda no local. A outra vítima, em hipotermia, foi encaminhada até o Hospital Regional do Litoral.
Outras três vítimas de hipotermia foram atendidas pela equipe e socorridas a unidade hospitalar. Os demais feridos permaneceram no Porto Marina Oceania e foram encaminhados aos poucos para o Hospital Regional do Litoral.
Segundo os bombeiros, as circunstâncias do naufrágio serão apuradas pelos órgãos competentes.
Hipotermia: quando o corpo “desliga”
O frio extremo pode causar efeitos sistêmicos. Se a queda de temperatura for generalizada, o corpo corre risco de hipotermia, que é redução perigosa da temperatura central.
Camiz descreve sinais de alerta: confusão mental, sonolência, desaceleração do batimento cardíaco e, em casos graves, insuficiência respiratória e parada cardíaca.
O ar frio e seco traz ainda problemas às vias respiratórias. Segundo Camiz, a inalação de ar gelado pode desencadear crises em quem tem rinite ou asma e reduzir a eficiência na eliminação do muco, o que favorece sensação de obstrução e, em alguns casos, infecções locais.


