Frente fria: especialista explica neve que caiu na região Sul do país

Entrada de massa de ar polar causou neve em cidades do Rio Grande do Sul. Fenômeno ocorreu devido à combinação de frente fria, baixas temperaturas e umidade

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Uma massa de ar polar cobriu de branco o amanhecer de sábado (9) na Região Sul do Brasil, com neve registrada em algumas cidades do Rio Grande do Sul. O fenômeno é resultado da combinação entre uma frente fria e condições específicas de umidade na região.

De acordo com Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK, em entrevista à CNN, a formação de neve ocorre quando uma frente fria, que traz umidade e nebulosidade, encontra uma massa de ar polar em condições específicas. A especialista explica que a tendência é de diminuição na ocorrência de neve nos próximos dias, pois conforme a frente fria avança, a umidade diminui.

Impacto em outras regiões

A massa de ar frio, considerada uma das mais intensas do ano, não se limita apenas à região Sul. O fenômeno deve atingir o Centro-Oeste e parte do Norte do país, caracterizando o que os meteorologistas chamam de "friagem", quando o ar frio de uma massa polar consegue alcançar áreas da metade norte do Brasil, incluindo Rondônia, Acre e regiões tradicionalmente conhecidas pelo calor.

Para os próximos dias, a previsão indica possibilidade de geada de fraca intensidade no interior de Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e Serra da Mantiqueira, com temperaturas entre 6 °C e 7 °C. Na região Sul, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná, há previsão de geada de moderada a forte intensidade, com temperaturas que podem ficar abaixo de zero.

A partir de quarta-feira (13), as temperaturas máximas começam a subir durante o período da tarde, devido à maior incidência solar. No entanto, as temperaturas mínimas permanecerão baixas até o final da semana, criando dias com grande amplitude térmica e baixa umidade relativa do ar.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.