MP denuncia estudante que tentou se formar com suástica desenhada no rosto

Vinícius Krug de Souza foi denunciado por apologia ao nazismo; caso aconteceu em fevereiro deste ano, à época, formando afirmou que desenho se tratava de um símbolo hindu

Rafael Villarroel, da CNN*, em São Paulo
Vinícius Krug de Souza estava com uma suástica pintada no rosto durante sua cerimônia de formatura na UFRGS
Vinícius Krug de Souza estava com uma suástica pintada no rosto durante sua cerimônia de formatura na UFRGS  • Reprodução
Compartilhar matéria

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou nesta segunda-feira (23) por apologia ao nazismo, o ex-aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que tentou se formar com uma suástica pintada no rosto.

Na denúncia, o MP cita que o então formando também se estava pintado com outros desenhos com conotações extremistas, além de escolher uma música "comumente vinculada a manifestações de apologia ao nazismo" para a formatura.

À época do caso, ao tomar conhecimento do ocorrido, o vice-reitor e o coordenador de segurança abordaram o estudante, identificado como Vinícius Krug de Souza, que estava se formando no curso de Engenharia de Minas, e o proibiram de participar da colação de grau com a suástica no rosto.

Posteriormente, ele alegou que o símbolo se de uma imagem hindu, mas foi advertido de que, caso não apagasse a pintura, seria encaminhado à Polícia Federal para registro de ocorrência.

Diante da advertência, o estudante concordou em apagar a suástica e permaneceu na cerimônia com outros símbolos sem relação com o nazismo.

Após o ocorrido a UFRGS registrou a ocorrência na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre, seguindo orientação da Procuradoria Federal da universidade.

"Foi exatamente isso que o denunciado quis fazer, embora também seja fato que ele tenha apresentado uma outra versão aos acontecimentos", disse o promotor Sérgio Harris.

Durante a apuração do MP, foram ouvidos representantes da universidade, testemunhas do evento, além do próprio formando e pessoas próximas a ele.

A apologia ao nazismo é crime no Brasil, previsto na Lei nº 7.716/89, que considera crime “fabricar, comercializar, distribuir ou divulgar símbolos, emblemas, ornamentos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou suásticas para fins de divulgação do nazismo”.

Em caso de condenação, a pena prevista para o crime de apologia ao nazismo é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

A CNN tenta localizar a defesa do estudante para mais informações.