Porto Alegre tem alagamento, queda de árvore e falta de energia nesta manhã
Ao todo, oito cruzamentos estão com semáforos fora de operação por causa da falta de energia elétrica, de acordo com a EPTC

A cidade de Porto Alegre registrou pontos de alagamento, queda de árvore e falta de energia devido a fortes chuvas que atingiram a capital gaúcha, na manhã desta sexta-feira (22).
Segundo a Defesa Civil de POA, a região de Lomba do Sabão, na região Sudeste da cidade, recebeu 56 mm de chuva nesta manhã. Os ventos chegaram a 56 km/h no Aeroporto Salgado Filho, por volta das 5h.
As chuvas deixaram uma das principais vias da cidade com alagamentos. A avenida Voluntários da Pátria registrou três pontos de alagamento, principalmente no cruzamento com a Avenida Sertório, onde a Defesa Civil aponta bloqueio total pelo acúmulo de água.
Além disso, foram registradas duas ocorrências de queda de árvore ou galhos nesta manhã, já em atendimento pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Ao todo, oito cruzamentos estão com semáforos fora de operação por causa da falta de energia elétrica, de acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
Cruzamentos afetados pela falta de energia nos semáforos:
- Sertorio x Assis Brasil
- Sertorio X Baltazar de O. Garcia
- Protásio Alves x Otávio Santos
- Protásio Alves x Antônio de Carvalho
- Protásio Alves x Euclides Trichês
- Protásio Alves x Ary TarragôDiário de Notícias x Padre Cacique
- Ernesto Neugebauer x José Pedro Boessio
A previsão das chuvas, segundo a Defesa Civil do município, é de que Porto Alegre registre 120 mm até este sábado (23).
Previsão do tempo
Segundo a Climatempo, a partir da madrugada de sábado (23), o avanço da frente fria gera novos temporais com queda de granizo chuva intensa e rajadas de vento que podem superar 90 km/h nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul.
As chuvas também devem ocorrer nas demais regiões do Estado na madrugada de sábado (23), mas com menor potencial de granizo e vento. Os acumulados variam entre 20 e 60 mm/dia, podendo chegar aos 80 mm/dia.
No domingo (24), chuva moderada a pontualmente forte persiste no Nordeste e Extremo Norte, sem risco de granizo e rajadas de vento. Os acumulados variam entre 10 e 40 mm, podendo chegar a 50 mm no Norte. Nas demais regiões, predomina tempo estável.
A agência de meteorologia reforça que os próximos dias serão de atenção redobrada para todos os estados da região Sul. A passagem da frente fria não apenas traz chuva e ventania, mas reforça a necessidade de preparo diante de fenômenos extremos que se tornam cada vez mais frequentes. É necessário acompanhar as atualizações meteorológicas para minimizar riscos e organizar ações de prevenção.