Rios transbordam e inundam cidades atingidas por enchentes de 2024 no RS
Em algumas localidades, já choveu mais que o esperado para todo o mês de junho
O Rio Taquari, na Região dos Vales, e o Rio Caí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, estão com níveis acima da cota de inundação, segundo a medição mais recente desta quinta-feira (19).
A Prefeitura de Lajeado informou que o Taquari atingiu, às 8h45, a marca de 22,45 metros. A cota de inundação é de 19 metros. O município disse que está com o plano de contingência em execução. Até o momento, 190 pessoas foram levadas a um abrigo no Parque do Imigrante, além de 56 cães.

Em São Sebastião do Caí, segundo a prefeitura, o Rio está em 12,8 metros, na medição realizada às 8h. A cota de inundação é a partir de 10,5 metros.
A prefeitura informou que preparou 4 abrigos, onde estão 224 pessoas. A estimativa é de 274 pessoas precisaram sair de casa. Veja imagens da cidade abaixo:
Outros rios que já transbordaram são o Jacuí, Paranhana e Jaguari. Em Jaguari, a água chegou quase na altura das janelas de algumas casas. Veja imagens:
O governador Eduardo Leite (PSB), contudo, afirmou que, até o momento, a maioria dos estragos não teriam sido causados pelos rios. Segundo ele, os alagamentos nas cidades se devem especialmente a problemas de drenagem urbana nos municípios, que não teriam dado conta de escoar um grande volume de água em um curto período de tempo.
Chuvas no RS aumentam e causam estragos em 68 cidades; 2 morreram
Em algumas cidades, como Porto Alegre, já choveu mais que o esperado para todo o mês de junho. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu cerca de 125 milímetros em 48 horas na capital gaúcha. A média de chuva em junho é de 115 milímetros.
Outros municípios, como Quevedos, Jaguari e Cachoeira do Sul passaram dos 300 milímetros.