Destruição em SC: casa vai parar em cima de carro após forte temporal

Temporal intensificado por granizo e ventos fortes atingiu aproximadamente 40 casas em Barra Bonita e São Miguel do Oeste

Yasmin Silvestre e Fernanda Palhares, da CNN*, São Paulo
Compartilhar matéria

A noite do último sábado (20) foi marcada por fortes temporais no oeste de Santa Catarina. Uma casa de madeira foi parar em cima de um carro após ser arrancada pela força do vento na cidade de Barra Bonita (SC). De acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido. 


A formação do temporal, causado pela intensificação de uma baixa pressão do sul, associada ao calor na região, resultou em queda de granizo, ventos fortes e até a passagem de um tornado. O temporal começou por volta das 21h da noite.

 

O município, que possui menos de 2 mil habitantes, teve aproximadamente 40 casas atingidas. Além deste imóvel, a cidade sofreu com destelhamento em outras residências, queda de árvores e poste de energias. Alguns lugares ainda se encontram sem energia elétrica.

Além de Barra Bonita, as instabilidades avançaram para próximo da cidade de São Miguel do Oeste.

Veja imagens a seguir:

Destruição em Barra Bonita (SC) • Reprodução/Defesa Civil
Destruição em Barra Bonita (SC) • Reprodução/Defesa Civil

As equipes auxiliaram na entrega de lonas, desobstrução das vias, levantamento e orientação das casas. Segundo a Defesa Civil, Barra Bonita deve decretar situação de emergência após a destruição.

Apesar de não ter feridos, um levantamento está sendo feito para solicitar itens de assistência humanitária à população.

Previsão do tempo

Este domingo (21) começou com temporais intensos no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil reforçou um aviso, alertando para os riscos associados à instabilidade.

Área em vermelho registra risco de temporal em SC • Reprodução/Defesa Civil
Área em vermelho registra risco de temporal em SC • Reprodução/Defesa Civil

Os temporais mais fortes devem se concentrar no Grande Oeste até o início da noite de domingo, avançando para o Vale do Itajaí e Norte catarinense durante a madrugada.

Na segunda-feira (22), a instabilidade começa a perder força, mas a chuva ainda deve ocorrer com intensidade moderada a forte até o final da manhã. A partir da tarde, a chegada de uma massa de ar seco deve favorecer a melhora gradativa das condições, primeiro no Oeste e, posteriormente, nas demais regiões.

Áreas alaranjadas registram mais riscos de chuva em SC • Reprodução/Defesa Civil
Áreas alaranjadas registram mais riscos de chuva em SC • Reprodução/Defesa Civil

 

*Sob supervisão de Thiago Félix