Gato-do-mato raro é encontrado em bairro de Santa Catarina

Segundo a Fujama, o animal silvestre possui melanismo, uma característica genética que deixa a pelagem escura; filhote foi resgatado nessa terça-feira (26)

Helena Barra e Fernanda Palhares, da CNN*, São Paulo
Animal foi encontrado no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul  • Reprodução/Redes Sociais
Compartilhar matéria

Um filhote raro de gato-do-mato-pequeno melânico foi resgatado nessa terça-feira (26), no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul (SC). Segundo a Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), o animal foi encontrado por um bananicultor.

O biólogo Christian Raboch, que participou do resgate, informou que o filhote foi encaminhado à uma clinica veterinária especializada em animais silvestres, e que passou por avaliação.

"Felizmente não foram encontrados ferimentos graves, mas o animal está bem debilitado, provavelmente por estar longe da mãe há algum tempo", afirma Christian nas redes sociais.

Após o tratamento veterinário, especialistas confirmaram se tratar de um Leopardus guttulus com melanismo, uma característica genética que deixa a pelagem escura e torna o registro ainda mais raro.

De acordo com a Fujama, após estabilização, o gato-do-mato será encaminhado para o CETAS (Centros de Triagem de Animais Silvestres), em Florianópolis, onde profissionais irão avaliar a reabilitação e a possível reintrodução na natureza.

Veja o vídeo do resgate

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio