Tartaruga-mordedora é encontrada em Presidente Prudente (SP)

O animal foi encaminhado pela Polícia Militar Ambiental ao zoológico da Cidade da Criança, na última quinta-feira (26)

tartaruga-mordedora é resgatada em Presidente Prudente (SP) e encaminhada ao Zoológico da Cidade da Criança
tartaruga-mordedora é resgatada em Presidente Prudente (SP) e encaminhada ao Zoológico da Cidade da Criança Instagram/Zoológico da Cidade da Criança

Fernanda Colavittida CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Uma tartaruga-mordedora foi encontrada em Presidente Prudente (SP) e encaminhada pela Polícia Militar Ambiental ao zoológico da Cidade da Criança, na última quinta-feira (26).

O cágado, cujo nome científico é Chelydra serpentina, tem uma mordida cuja força pode chegar a 600 quilos, capaz de quebrar ossos humanos ou arrancar um pedaço de um membro, segundo a veterinária do zoológico, Érica Silva Pellosi.

A tartaruga-mordedora é semiaquática de água doce, vive em beira de rios e lagos / Instagram/ Zoológico da Cidade das Crianças

“É uma tartaruga semiaquática de água doce, vive em beira de rios e lagos, gosta de ficar escondida na lama. Alimenta-se de peixes, anfíbios e filhotes de aves aquáticas. É considerado um animal perigoso e agressivo. A principal orientação para as pessoas é sempre manter distância, por segurança”, explica.

A tartaruga-mordedora passou por uma avaliação do corpo técnico da Cidade da Criança, que conta com veterinária, bióloga e zootecnista. “O animal está bem, mas segue em observação na quarentena do hospital, e permanecerá no zoológico, mas por enquanto não irá para a área de visitação pública”, conta o coordenador do hospital veterinário Túlio Henrique de Oliveira Barcelos.

A força da mordida da tartaruga-mordedora pode chegar a 600 quilos / Instagram/Zoológico da Cidade da Criança

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, não há registros desse réptil no Oeste Paulista. Há indícios de que o animal foi abandonado, o que configura crime ambiental, pois a espécie não pertence à fauna brasileira, sendo originária das Américas do Norte e Central.

Tartaruga-mordedora é considerado um animal perigoso e agressivo / Instagram/Zoológico da Cidade da Criança

Mais Recentes da CNN