Número de pessoas em isolamento total no Brasil cai para 31,6 mi, indica IBGE

Segundo os dados da última semana de setembro, total de pessoas em isolamento rigoroso registrou queda de 6,5% – redução de 2,2 milhões

Movimento do comércio de rua durante a flexibilização do isolamento social no Rio de Janeiro
Movimento do comércio de rua durante a flexibilização do isolamento social no Rio de Janeiro Foto: Fernando Frazão - 3.out.2020/Agência Brasil

Ouvir notícia

Fluxo intenso nas estradas e mais gente na rua: a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, mas as flexibilizações encorajam os brasileiros a sair de casa. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita na última semana de setembro.

Conforme o estudo, o número de pessoas em isolamento rigoroso no país caiu para 31,6 milhões – o que representa uma redução de 2,2 milhões (6,5%) de brasileiros em comparação com a semana anterior.

Na outra ponta, aumentou o número de pessoas que não tomaram nenhuma medida de restrição para evitar o contágio pelo novo coronavírus: já são 7,4 milhões. Em apenas sete dias, 937 mil a mais.

O único dado que permaneceu estável é o referente ao grupo de pessoas que só saiu de casa por alguma necessidade: 84,6 milhões.

Assista e leia também:
Cai para 33,8 milhões número de pessoas rigorosamente isoladas contra a pandemia
Quase 13 milhões de brasileiros voltaram ao trabalho presencial, diz IBGE

A maior parte da população diz ter reduzido o contato com outras pessoas, mas admite que continuou recebendo visitas e circulando na rua na última semana de setembro.

A tendência se repetiu em São Paulo, maior cidade do Brasil. Pesquisa realizada pelo governo estadual mostra que a taxa de isolamento na capital caiu de 59% para 41% em setembro.

Movimento nas estradas

O movimento das rodovias, em setembro, alcançou 93% do que se viu no mesmo mês de 2019. 

Conforme levantamento da empresa de pagamento de pedágios automático Sem Parar, o crescimento é de 65% em comparação com abril, logo no início das restrições. A companhia do Grupo Fleetcor conta com mais de 5,5 milhões de clientes em todo território brasileiro.

A empresa também divulgou dados do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, que coincide com o dia das crianças. 

Estradas que ligam capitais ao interior do país registraram o movimento mais intenso, equivalente a 13% total do tráfego neste período. São Paulo assumiu a liderança no volume de veículos por praças com acesso ao campo, com a média de 68%.

Mais Recentes da CNN