Temperaturas no RS devem superar os 40ºC por onda de calor no fim de semana

Frente fria irá chegar ao estado no domingo, trazendo fortes chuvas, trovoadas e rajadas de vento de até 80 km/h e a possibilidade da queda de granizo

Temperaturas elevadas devem ser observadas no Rio Grande do Sul na segunda quinzena de janeiro
Temperaturas elevadas devem ser observadas no Rio Grande do Sul na segunda quinzena de janeiro OMAR DE OLIVEIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Douglas Portoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Rio Grande do Sul terá seus dias mais quentes do ano na próxima sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16) por uma forte onda de calor que atua em toda a região Sul, mas que atinge principalmente o estado. Os termômetros podem superar os 40ºC.

A maior temperatura registrada em Porto Alegre neste ano pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 37ºC, em 2 de janeiro. A cidade de Campo Bom, na região metropolitana da capital, detém atualmente a maior temperatura registrada em 2022 no país: 41,1ºC.

Um bloqueio atmosférico impede a formação de frentes frias sobre o território gaúcho, deixando o tempo firme, aberto e com ventos quentes, de acordo com o Climatempo.

Combinado com o tempo seco, o efeito de aquecimento pré-frontal também irá estar presente. Com o avanço de uma frente fria no próximo fim de semana, o vento será soprado do quadrante norte e noroeste para a parte Sul brasileira, favorecendo o aumento da temperatura.

Entretanto, no domingo a frente fria irá chegar ao estado, e terá pela frente uma atmosfera muito quente e seca, causando assim um choque térmico.

Isso irá trazer fortes chuvas, trovoadas e rajadas de vento de até 80 km/h e a possibilidade da queda de granizo, principalmente na região da Campanha Gaúcha, próxima à fronteira com o Uruguai.

Outras cidades do Rio Grande do Sul já superaram os 40ºC neste ano, em 1º de janeiro: 40,9°C em Uruguaiana e 40,8°C em Quaraí. A forte onda de calor irá deixar as temperaturas elevadas na segunda quinzena de janeiro, e números entre 40ºC e 43ºC devem ser observados.

 

 

 

 

 

Mais Recentes da CNN