COP30

Todos aspectos de segurança serão executados na COP30, diz delegado da PF

Esquema prevê patrulhamento coordenado entre forças de segurança, varredura de bombas e comando anti-drones durante conferência do clima em novembro

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Polícia Federal revelou detalhes do planejamento de segurança para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá entre 10 e 21 de novembro em Belém, no Pará.

Em entrevista ao Bastidores CNN, Marco Berzoini Smith, delegado da Polícia Federal, explica esquema que inclui uma operação coordenada entre diferentes forças de segurança. O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), a Marinha e a Polícia Militar do Pará se revezarão no monitoramento de diferentes trechos do rio em horários específicos.

"A atuação está sendo conjunta e exemplar", explica o delegado. Ainda, há um foco especial na garantia do direito à manifestação durante o evento. "Nas últimas COPs nós não tivemos isso, por conta da pandemia de Covid-19 ou por terem sido realizadas em países não abertos a protestos".

Medidas preventivas de segurança

O plano de segurança contempla diversos aspectos preventivos, incluindo varredura antibombas e implementação de um comando específico para controle de drones. "Do ponto de vista da segurança, toda e qualquer ameaça possível foi objeto de discussão", destaca Berzoini. " E todos os aspectos da segurança pública foram pensados e planejados, e serão executados no decorrer da COP30".

A coordenação das ações de segurança envolve múltiplos órgãos, incluindo a Casa Civil e o Ministério das Relações Exteriores, demonstrando uma abordagem integrada para garantir a segurança do evento internacional.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.