Ucrânia prepara estado de emergência, autoteste para Covid e mais de 23 de fevereiro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Fernanda Pinottida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Governo ucraniano planeja decretar estado de emergência no país e segundo autoteste para Covid-19 aprovado pela Anvisa estão entre os destaques da tarde de 23 de fevereiro.

Estado de emergência na Ucrânia

O Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia anunciou, nesta quarta-feira (23), que deve decretar estado de emergência em todas as partes do país que estão sob controle do governo. A medida deverá ser aprovada pelo parlamento ucraniano em 48 horas e terá duração de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias.

Autoteste para Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do segundo autoteste para Covid-19 no Brasil, segundo divulgação feita nesta quarta-feira (23). A fabricante é a Eco Diagnostica Ltda..

IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que representa a prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,99% em fevereiro, após ter registrado taxa de 0,58% em janeiro. A taxa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é a maior taxa para um mês de fevereiro desde 2016.

União Europeia e Rússia

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o bloco quer “sair da dependência do gás russo e seguir para a energia renovável no futuro”, uma transição definida como “estratégia para a independência” europeia frente à Rússia.

Lei Geral do Esporte

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, nesta quarta (23), o projeto que institui a Lei Geral do Esporte. A proposta, que reúne normas sobre esporte em um único diploma legal, traz novidades como a punição a condutas racistas e homofóbicas nos estádios e ginásios esportivos.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN