Vacina brasileira do Butantan, 13º salário de aposentados e mais de 26 de março

Assista ao 5 Fatos Manhã apresentado pela âncora da CNN Tainá Farfan

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A vacina brasileira contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas e o recorde de novos casos do novo coronavírus no Brasil estão entre os destaques da manhã desta sexta-feira, 26 de março.

Vacina do Butantan

O governo de São Paulo anuncia hoje pela manhã a primeira vacina para Covid-19 100% nacional. O imunizante, chamado de “Butanvac” está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, que já vai pedir à Anvisa a autorização para as fases 1 e 2 de testes, com 1.800 voluntários. O Butantan já produz a Coronavac, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Casos de Covid-19

O Brasil bateu um novo recorde: 100.158 novos casos de Covid-19 foram registrados em 24 horas, o maior aumento diário na pandemia. O país já soma mais de 12,3 milhões de diagnósticos confirmados da doença.

Relação diplomática

Sem consultar o Ministério das Relações Exteriores, o Congresso enviou uma carta à Organização Mundial da Saúde (OMS) pedindo ajuda ao combate à pandemia no país. O documento é chamado de “moção de apelo à comunidade internacional”. Outra carta com teor semelhante será enviada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Orçamento

Com três meses de atraso, o Senado aprovou o texto-base do Orçamento do governo para 2021. A matéria prevê cortes na previdência e no censo e destina um quinto dos investimentos da união ao Ministério da Defesa. O texto segue agora para sanção presidencial.

13º salário

Com a aprovação do Orçamento, a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas deve ser paga na semana que vem. A antecipação desses pagamentos vai custar R$ 50 bilhões.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN