Vale terá ajuda da Petrobrás para conter eventual vazamento de navio encalhado

MV Stellar Banner, contratado pela mineradora, está na costa do Maranhão

Navio da Vale com minério de ferro encalha no litoral do Maranhão (26.fev.2020)
Compartilhar matéria

Após reuniões com a Marinha e com o Ibama, a Vale informou nesta quinta-feira (27) que vai contar com a ajuda da Petrobrás para conter eventual vazamento de óleo do navio MV Stellar Banner, contratado pela mineradora, que está encalhado na costa do Maranhão, a 100km de São Luís.

 

A estatal liberou o uso de navios do tipo Oil Spill Recovery Vessel (OSRV, na sigla em inglês) para a ação. A medida é preventiva, uma vez que a capitania dos portos afirmou que não há vazamento do combustível do navio.

 

A mineradora anunciou também que irá contratar especialistas em resgate para acelerar a retirada de óleo da embarcação, além de disponibilizar helicópteros para levar os técnicos ao local. A Vale também se prontificou a solicitar boias oceânicas para diminuir o efeito de afundamento da embarcação, o que aumentaria o tempo hábil de resgate.

 

Em nota, a operadora do navio, a sul-coreana Polaris Shipping, afirmou que todos os porões de carga da embarcação “estão intactos e sob controle”. Segundo a agência Reuters, dados do terminal Eikon, da Refinitiv, mostram que o navio tinha como destino o porto de Qingdao, na China, para onde deveria levar uma carga de 275 mil toneladas de minério de ferro.