Vídeo mostra homem algemado a moto da polícia em São Paulo

Segundo a PM de São Paulo, houve a instauração de um inquérito para apurar a conduta do policial

Raphael CoracciniCarolina FigueiredoMatheus Meirellesda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A Polícia Militar se pronunciou sobre o vídeo de um homem sendo conduzido preso à motocicleta de um policial em São Paulo. O vídeo foi postado nas redes sociais na terça-feira (30).

Segundo a PM de São Paulo, houve a instauração de um inquérito para apuração da conduta do policial e, segundo a instituição, será pedido seu afastamento. A Polícia Militar disse que “repudia” o ato.

O caso aconteceu na região da Vila Prudente, na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, uma das mais importantes vias da zona leste da capital paulista.

Na imagem, capturada por uma pessoa de dentro de um carro, é possível ver um homem preso ao baú da moto de um policial, que anda sobre o canteiro central.

O vídeo chamou a atenção nas redes sociais por relembrar práticas do período da escravidão, fato que foi lembrado pela União Nacional dos Estudantes em um post no Twitter.

O vídeo é de conteúdo sensível.

O ex-candidato ao governo de São Paulo pelo PSOL Guilherme Boulos se manifestou em sua conta no Instagram destacando o que chamou de “tortura”: “Brasil, mais de 300 anos de escravidão”, disse Boulos.

No vídeo, uma das pessoas dentro do carro relaciona a prisão a um roubo, mas não há nenhum relato até o momento de qualquer crime cometido pelo homem que foi aprisionado à moto.

A Secretaria de Segurança Pública confirmou a veracidade do vídeo.

Ouvidoria é acionada por grupos de direitos humanos

À CNN, o ouvidor da Polícia Militar de São Paulo Elizeu Soares disse que teve acesso às imagens na terça-feira (30) após ser procurado pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo grupo Tortura Nunca Mais.

Segundo Soares, um procedimento foi aberto junto à Corregedoria da PM. O ouvidor classificou as imagens como “horríveis” e disse que a atitude não corresponde aos protocolos da PM. “Nenhuma pessoa pode ser submetida a esse tipo de condição”.

Preso por tráfico

Em nota divulgada nesta quarta-feira (1º), a PM-SP disse que “repudia” a forma como a prisão foi efetuada, e que o policial militar filmado conduziu o suspeito aprisionado a sua moto porque “teve a preocupação de que alguma pessoa pudesse roubar o veículo, que estava na via pública”, diz o comunicado. O caso foi registrado no 56º DP.

O homem que foi aprisionado à moto havia fugido em outra motocicleta durante uma operação na avenida Luiz Ignacio de Anhaia Mello, por volta das 11h da terça-feira (30), diz a polícia.

Em determinado momento, segundo o relato, o suspeito jogou uma mochila na via, que continha 12 tijolos de maconha. Depois disso, colidiu com uma ambulância e tentou fugir a pé, mas foi detido.

O homem está detido por tráfico de entorpecentes e direção de veículo sem permissão.

Mais Recentes da CNN