Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se reúne com Marina Silva em Brasília para tratar das queimadas no país

    Presidente e ministra vão se encontrar no centro de prevenção a incêndios florestais do Ibama, em Brasília; fumaça causada por incêndios em São Paulo cobre a capital federal e Goiás neste domingo (26)

    Emilly BehnkeIsabel MegaMarina Demorida CNN , Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou uma reunião de emergência, neste domingo (25), para tratar dos incêndios que atingem o País. Lula vai visitar o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) junto da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para acompanhar a situação.

    Outros integrantes do governo federal também devem participar da visita. O encontro foi convocado após incêndios serem registrados em vários pontos do estado de São Paulo nos últimos dias. Por conta das queimadas, o governo estadual decretou emergência em 45 cidades do interior paulista por 180 dias.

    Lula estava em São Paulo desde sexta-feira (23). O chefe do Executivo retorna para Brasília nesta tarde e deve ir direto para central do Prevfogo, instalada na sede do Ibama na capital federal, para tratar do assunto com a ministra Marina Silva.

    Fumaça no Centro-Oeste

    Sem chuva há mais de 120 dias, o Distrito Federal amanheceu neste domingo com densa camada de fumaça no centro de Brasília e regiões administrativas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a fumaça é proveniente dos incêndios no interior de São Paulo.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu do DF é uma junção “das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade”.

    Em Goiás, diversos municípios também registram densa fumaça. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que “o avanço de uma frente fria pelo país contribuiu para empurrar e trazer fumaça decorrente de queimadas na região amazônica e sudeste do Brasil, somando-se a fumaça produzida pelas queimadas em Goiás”.

    A previsão do órgão é de que a fumaça se dissipe gradativamente até quarta-feira (28). No DF, o Inmet emitiu alerta laranja pela baixa da umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde.

    Tópicos