Alerj escolhe nesta terça-feira (29) os 5 deputados que julgarão Wilson Witzel

Escolhidos se juntarão aos 5 desembargadores sorteados para compor o Tribunal Misto, que irá analisar o impeachment do governador afastado do RJ

Jairo Nascimento e Stéfano Salles da CNN, no Rio
29 de setembro de 2020 às 08:36 | Atualizado 29 de setembro de 2020 às 11:30

Os 70 deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vão escolher nesta terça-feira (29) os cinco membros do Tribunal Misto que julgará o impeachment do governador afastado Wilson Witzel.

Os deputados têm até as 14h30 para colocar seus nomes para a eleição em plenário, que será na Ordem do Dia, às 15 horas. Cada um dos deputados presentes irá votar em cinco nomes diferentes. Os mais votados serão definidos para o colegiado. Em seguida, a Casa informará ao Tribunal de Justiça (TJ) sobre os deputados escolhidos.

Em entrevista à CNN, o deputado Luiz Paulo (PSDB), um dos autores do pedido de Impeachment, disse que serão dez candidatos no máximo. Até o momento, são 9 inscritos.

Leia também:
Fachin rejeita analisar pedido de Witzel para voltar ao cargo
TJ-RJ define nomes dos desembargadores para processo de impeachment de Witzel

De acordo com apuração da CNN, os favoritos são: Chico Machado (PSD), presidente da Comissão Especial do Impeachment, Anderson Moraes (PSL), Alexandre Freitas (Novo), Dani Monteiro (PSOL) e Waldeck Carneiro (PT). Há, no entanto, uma disputa interna no PSL pela vaga a ser ocupada pelo partido. Alana Passos se inscreveu, e o nome de Felippe Poubel também é cogitado.

Há duas candidaturas consideradas independentes: Carlos Macedo (Republicanos) e Renan Ferreirinha (PSB). Macedo se candidatou chancelado pela bancada, do Republicanos, que tem quatro parlamentares. Os demais são oriundos de candidaturas avulsas.

Existem conversas sobre a escolha de deputados que representem um equilíbrio entre as legendas nos espectros ideológicos.

Governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC)
Foto: CNN Brasil (31.ago.2020)

Nesta segunda, o TJ-RJ sorteou os desembargadores Teresa de Andrade Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Ines da Trindade de Chaves de Melo e Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva.

Os nomes do Tribunal Misto serão publicados nesta quarta-feira no Diário Oficial. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, o primeiro encontro dos escolhidos será na sexta-feira para definir o relator do processo de Impeachment. A previsão da sentença final é de 120 dias.