Dr. Furlan (Cidadania) derrota Josiel Alcolumbre (DEM) e é eleito em Macapá

Prefeito eleito, candidato pelo Cidadania, era o nome da oposição na capital do Amapá

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
20 de dezembro de 2020 às 18:08 | Atualizado 21 de dezembro de 2020 às 19:04

 

O candidato Dr. Furlan (Cidadania) foi eleito neste domingo (20) como novo prefeito da cidade de Macapá (AP). Depois de sair atrás no primeiro turno, Furlan derrotou Josiel Alcolumbre (DEM) na segunda etapa da votação.

Com 100% das urnas apuradas, Dr. Furlan obteve 101.091 votos, o equivalente a 55,67% dos votos válidos. Josiel Alcolumbre recebeu 80.499 votos, o que representa 44,33% do total.

Os votos válidos foram 93,99% dos votos votais. Em Macapá, neste segundo turno, 7.736 eleitores (4,00%) votaram nulo e outros 3.884 votos (2,01%) foram em branco.

Josiel é irmão e primeiro suplente do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Durante a campanha, o candidato do DEM contou com o apoio do atual prefeito, Clécio Luís (sem partido), do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e neste final de semana, do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Assista e leia também:

Confira a lista dos prefeitos eleitos nas capitais brasileiras

Podcast E Tem Mais: 'Poderia ter sido evitado', diz engenheiro sobre apagão no Amapá

Dr. Furlan, do Cidadania, foi eleito prefeito de Macapá
Foto: CNN Brasil


Furlan tomará posse em dez dias, no dia 1º de janeiro. As eleições em Macapá foram adiadas depois que um apagão elétrico atingiu o estado do Amapá ao longo da primeira quinzena de novembro deste ano.

No primeiro turno, Josiel havia obtido 29,47%, enquanto Dr. Furlan obteve 16,03%.

Destaques do CNN Brasil Business:

Classe premium economy no avião: saiba o que é, quanto custa e se vale a pena

A pandemia impulsionou as empresas de delivery, mas a realidade pode mudar

Quem é o novo prefeito

Antonio Paulo de Oliveira Furlan, médico de 47 anos, concorreu a prefeito de Macapá sob a alcunha de "Dr. Furlan". Ele é filiado ao partido Cidadania, que forma com o MDB e o PMN a coligação "De Coração por Macapá".

Dr. Furlan está no terceiro mandato como deputado estadual pelo Amapá, eleito em 2010, 2014 e 2018. A candidata a vice-prefeita é a instrumentadora cirúrgica Monica Penha (MDB).