Em campanha por voto do PT, Baleia Rossi diz que jamais desrespeitou Dilma


Basília Rodrigues
Por Basília Rodrigues, CNN  
25 de dezembro de 2020 às 19:43
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP): parlamentar quer ser presidente da Câmara
Foto: Michel Jesus - 8.abr.2019/Câmara dos Deputados

Com a missão de conquistar votos na esquerda, o líder do MDB, Baleia Rossi, candidato à presidência da Câmara, afirmou nesta sexta-feira que jamais ofendeu a ex-presidente Dilma Rousseff. A mensagem em tom de esclarecimento foi publicada como resposta a um internauta que cobrava uma autocrítica de Baleia em relação à Dilma. O deputado votou a favor do impeachment, em 2016.

"Jamais fiz qualquer declaração de desapreço ou desrespeito à presidente Dilma Rousseff. Votei a favor no impeachment sim, e na minha declaração de voto todos verão que me referi a um pedido dos meus 208 mil eleitores no pleito de 2014", escreveu em sua conta oficial no Twitter.

Leia também:
Racha em partidos da oposição persiste mesmo após candidatura de Baleia Rossi
Deputado de partido de Maia critica aliança com esquerda: ‘É o poder pelo poder’

Aliados de Baleia Rossi tem defendido que o deputado, ao contrário de outros políticos, não direcionou xingamentos e ofensas a ex-presidente. E também que não era do mesmo grupo que o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, protagonista no processo de impeachment.

É que o PT vive o drama de se aliar ao grupo de Baleia, depois de ter assegurado que passaria a não compor com partidos que apoiaram o impeachment. Essa aliança gerou crise entre grupos petistas. Para o partido, a eleição da Câmara dos Deputados é uma questão de sobrevivência. A legenda não quer correr o risco de ficar mais um ano fora da Mesa Diretora da casa. 

Baleia Rossi vem correndo atrás de pontas soltas com toda esquerda. Na quarta-feira, participou de um longo jantar com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do PSB, cujo partido rachou nesta disputa. O líder do PDT, Wolney Queiroz, que é pernambucano, também participou.  

Na segunda-feira, Baleia Rossi e os partidos de esquerda têm encontro marcado para definir a aliança.