RJ: Paes exonera secretário para votar em Baleia Rossi na eleição da Câmara

Pedro Paulo (DEM) deixa temporariamente a secretaria de Fazenda do Rio para poder participar da eleição em Brasília no dia 2 de fevereiro

Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro
27 de janeiro de 2021 às 13:41
Deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ)
Pedro Paulo (DEM-RJ) deixa temporariamente secretaria na prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: CNN Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), exonerou nesta quarta-feira (27) o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo. A saída do cargo é temporária e foi feita a pedido do secretário, que é deputado federal licenciado. Assim, ele reassumirá o mandato em Brasília, para votar em Baleia Rossi (MDB-SP), na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, que ocorre em dois de fevereiro.

Baleia Rossi é o candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do mesmo partido de Pedro Paulo. Nas redes sociais, o parlamentar explicou que a exoneração era um pedido da sigla.

"A pedido do meu partido, o Democratas, retorno ao meu mandato de deputado federal nos últimos dias de uma votação decisiva para o Brasil, a eleição da presidência da Câmara. Mas meu trabalho de ajustes nas contas do Rio não vai parar nem um minuto. Semana que vem eu volto oficialmente para a missão", disse Pedro Paulo, no Twitter.

A decisão acontece no dia seguinte ao encontro promovido pelo prefeito Eduardo Paes (DEM), entre o candidato Baleia Rossi e 18 deputados da bancada do estado, no Palácio da Cidade. O café da manhã foi programado a pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

O evento foi encarado como uma resposta a um encontro realizado uma semana antes, pelo governador interino Cláudio Castro (PSC), que recebeu 22 parlamentares no Palácio Guanabara, em ato da campanha de Arthur Lira (PP-AL).

Na ocasião, Castro e aliados projetaram que Lira teria dois terços dos 46 votos da bancada fluminense. Já na terça-feira, Rodrigo Maia avaliou que Baleia deve ter 20 votos, a mesma projeção que faz para Lira.