ACM Neto: Maia não sabe perder e se apegou ao poder

Presidente nacional do DEM rejeita argumento de que teria interferido na eleição da Câmara em favor do governo Jair Bolsonaro

Texto de Guilherme Venaglia e produção de Jorge Fernando Rodrigues, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Uma aliança política de duas décadas se enfraqueceu após as eleições para a Presidência da Câmara dos Deputados. Em entrevista à CNN, o presidente nacional do Democratas (DEM), ACM Neto, rebateu as críticas feitas a ele mais cedo por Rodrigo Maia, deputado pelo DEM e ex-presidente da Câmara.

ACM Neto rejeitou a tese de Maia, para quem a vitória de Arthur Lira (PP-AL) significa um movimento pessoal do presidente do partido, que buscaria levar o DEM mais à direita e se aproximar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que apoiou Lira.

"Rodrigo, infelizmente, queria continuar e acabou perdendo autoridade sobre a sua sucessão", avaliou ACM Neto, entrevistado pela âncora Monalisa Perrone e pelos colunistas Caio Junqueira e Thaís Arbex. 

Para o ex-prefeito de Salvador, o erro de Rodrigo Maia foi de estratégia. Maia, diz ACM Neto, apostava que receberia uma autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para se candidatar à reeleição e não se preparou politicamente para ter de indicar um sucessor.

"O candidato de Rodrigo Maia sempre foi Rodrigo Maia", afirmou o presidente do DEM. Ele ainda nega que tenha direcionado a legenda e afirma ter atuado em sentido contrário, para evitar que o partido abandonasse totalmente Maia e o candidato dele, Baleia Rossi (MDB-SP).

ACM Neto classifica as falas de Rodrigo Maia, que o criticou em entrevista ao jornal Valor Econômico, como sendo "de absoluta ingratidão". 

"Eu não sou dono do partido, eu tenho que respeitar a vontade de uma bancada que majoritariamente não pensou dessa forma [apoiar Baleia]", disse o presidente do partido.

2022

"Está mostrando que não sabe perder e tem apego ao poder", diz o ex-prefeito de Salvador, que afirma ter articulado em sentido contrário, para que o partido não deixasse Maia e o seu candidato, Baleia Rossi (MDB-SP), na mão.

Na entrevista, ACM Neto afirmou que "a eleição na Câmara não representa nada para 2022" e que a aproximação de parte da bancada com Arthur Lira não representa uma adesão a Bolsonaro.

No entanto, admitiu que uma rejeição de parte da bancada veio da presença de partidos como PSB, PCdoB e PT no bloco de apoio de Baleia.

ACM Neto, presidente nacional do DEM (08.fev.2021)
ACM Neto, presidente nacional do DEM (08.fev.2021)
Foto: Reprodução/CNN

"Fazer parte de um bloco com a esquerda era um problema. Eu não tenho problema com compor um bloco com PSB, PCdoB, PT, mas para alguns parlamentares isso pesou. Falou mais alto ali a questão ideológica", disse o presidente do DEM.

Na entrevista à CNN, ACM Neto argumenta que "não chegou a hora de falar em 22" e evitou atritos públicos com outro possível candidato a presidente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). "Acho que o PSDB continuará cultivando uma boa relação com o Democratas", disse o ex-prefeito.

Neto comentou sobre os tucanos diante da perspectiva de que Maia deixe o DEM e se filie ao PSDB. O ex-presidente da Câmara foi convidado por Doria para ingressar no partido. Presidente de honra do tucanato, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a filiação de Rodrigo Maia.