Governadores pedem que Bolsonaro inclua estados e municípios em comitê da Covid

Segundo texto do decreto, comitê será composto pelo presidente da República, presidentes do Senado e Câmara, e uma autoridade do Conselho Nacional de Justiça

Thais Arbex
Por Thais Arbex, CNN  
26 de março de 2021 às 13:52
Bolsonaro ao lado de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, e Luiz Fux
Bolsonaro ao lado de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, e Luiz Fux, presidente do STF
Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O Fórum dos Governadores vai fazer um pedido oficial ao presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (26) para que estados e municípios sejam incluídos no Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O decreto que criou o colegiado foi publicado na edição da madrugada desta sexta do "Diário Oficial da União" (DOU).

O comitê, segundo o texto, será composto pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça.

A ausência de estados e municípios no comitê foi um dos temas da reunião de governadores com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-RJ), nesta manhã.

Durante o encontro, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), chegou a dizer que  chamar o colegiado de “nacional” configuraria até uma improbidade jurídica, uma vez que as unidades federativas e as cidades não estavam na formação do grupo.