A pedido de Lula, Padilha faz reuniões com ministros de governo e líderes partidários

Primeiro encontro do ministro foi com o líder do União, Elmar Nascimento (BA)

Gabriela Prado, da CNN, Brasília
Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Alexandre Padilha, recebeu os Ministros Juscelino Filho, Celso Sabino e o Deputado Líder Elmar Nascimento.
Primeiro encontro de Padilha, nesta terça-feira (10), foi com os ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), ambos do União Brasil, junto com o líder da legenda, Elmar Nascimento  • 10/09/2024 - Gil Ferreira/Ascom-SRI
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fazer reunião "em bloco" com ministros do governo e os respectivos líderes partidários da base na Câmara.

O primeiro encontro de Padilha, nesta terça-feira (10), foi com os ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), ambos do União Brasil, junto com o líder da legenda, Elmar Nascimento (BA).

Elmar é um dos candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP) e, nos últimos dias, tenta articular apoios para se manter na disputa.

Os encontros discutem as pautas de interesse na Câmara e sobre a sucessão na presidência do Legislativo. As agendas buscam aproveitar a semana de "esforço concentrado" para votações em plenário, antes das eleições municipais.

Outros encontros

Ainda nesta terça-feira, Padilha deve receber ministros do MDB e o líder Isnaldo Bulhões (AL). Já na quarta-feira (11), será a vez de integrantes das pastas do PP e do líder Doutor Luizinho (RJ). Nos próximos dias, a agenda deve incluir também o PDT.

Na próxima semana, mais um candidato à presidência da Câmara deve conversar com o articulador político do governo. Antonio Brito (PSD-BA) está agendado para uma reunião com ministros da legenda e Padilha, no dia 17 de setembro.

Conforme adiantou o âncora da CNN Gustavo Uribe, Lula deve se encontrar com Elmar Nascimento e Antônio Brito nesta semana.

Ambos candidatos buscam apoio dos partidos para fazer frente ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que despontou como favorito com a retirada da candidatura de Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Motta já teve encontros com o presidente Lula e também buscou apoio com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).