Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Acordo UE-Mercosul é tema do 1º encontro entre Lula e presidente eleito do Uruguai

    Orsi também disse que "o Brasil e sua economia são muito importantes para o desenvolvimento" uruguaio

    Taísa MedeirosGabbriela Verasda CNN , Brasília

    A negociação sobre o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) foi tema da reunião do presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (29).

    Ele se encontrou pela primeira vez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de ter sido eleito no último domingo (24).

    “Analisamos e conversamos sobre as dificuldades que historicamente temos tido [na busca pelo acordo]”, disse Orsi a jornalistas após o encontro.

    O mundo de hoje nos exige estar muito atentos. São muitas mudanças e as relações entre os países da região têm que ser mais fortes do que nunca

    Yamandú Orsi

    Na próxima semana, eles deverão voltar a se encontrar no Uruguai, na cúpula do Mercosul. O tema do acordo com a UE deve predominar mais uma vez.

    Eleito por uma frente ampla da esquerda, Orsi disse haver “uma relação muito estreita de afinidade entre meu partido político e o próprio Lula” a respeito do acordo.

    Negociação

    Nesta semana, uma nova ofensiva foi iniciada entre os negociadores como tentativa de finalizar o acordo de livre comércio entre os dois blocos. Já são mais de 25 anos de negociações, porém fatores do contexto geopolítico atual fizeram o debate reacender.

    Conforme mostrou a CNN, o negociador-chefe da UE, Rupert Schlegelmich, participa pessoalmente das tratativas em Brasília até esta sexta-feira, no Itamaraty. Também estarão presentes representantes da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

    Mensagens

    Nas redes sociais, Lula disse que, no encontro, reforçou o “compromisso e parceria com o povo uruguaio”. “Nossos países continuarão trabalhando juntos”.

    Já Orsi publicou mensagem em que falou ter sido uma honra ter visitado o brasileiro. “Grato intercâmbio sobre a agenda global e da região que impactam diretamente no trabalho e na produção”, escreveu. “Brasil e sua economia são muito importantes para o desenvolvimento de nosso país”.

    Tópicos