Ala do G7 quer transformar convocação de governadores em convite

Debate interno no grupo de senadores que formam maioria na comissão foi um dos temas do novo episódio do podcast Horário de Brasília

Daniela LimaRenata Agostinida CNN

Ouvir notícia

Enquanto aguarda uma ação dos governadores no STF questionando convocações da CPI da Pandemia, parte do grupo majoritário da comissão, o chamado G7, quer debater uma solução política para tentar resolver o impasse.

Uma ala do grupo advoga que o ideal seria transformar as convocações dos governadores em convites. O argumento é que esse seria um “caminho do meio” entre os que se opõem à ida dos mandatários locais e aqueles que defendem a presença. E seria também uma resposta do Congresso à reação dos governadores, que irão judicializar o tema.

A divisão no G7 sobre a melhor maneira de lidar com a convocação de governadores para a CPI foi um dos temas do episódio desta sexta-feira (28) do podcast Horário de Brasília.

O grupo de senadores ainda irá debater o assunto internamente. A próxima reunião está prevista para o domingo, 30, quando os integrantes do G7 farão uma reunião virtual. A estratégia de convocar governadores colocou integrantes do bloco composto por independentes e oposicionistas em rota de colisão, e a discordância se tornou pública na sessão da última quarta-feira (26).

O G7 também pretende detalhar o plano para as próximas oitivas. O cronograma montado pela CPI prevê o depoimento de especialistas a partir da semana que vem. Senadores do bloco entendem que serão semanas importantes para que a comissão tenha elementos para voltar a inquirir o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Apresentado por Daniela Lima e Renata Agostini, o Horário de Brasília é transmitido ao vivo e com vídeo no site da CNN Brasil e no canal da emissora no YouTube, às sextas-feiras, a partir de 12h30. Depois, os episódios podem ser acessados on demand nas principais plataformas de podcast: Apple Podcasts, Spotify, Amazon Podcasts e Deezer.

Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube, e assista abaixo à transmissão do episódio desta sexta-feira (21).

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Horário de Brasília ao vivo, com Daniela Lima e Renata Agostini
Horário de Brasília ao vivo, com Daniela Lima e Renata Agostini
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN