Alckmin conversa com vice-presidente da China sobre comércio bilateral
Presidente em exercício demonstrou preocupação com as salvaguardas aplicadas pela China às exportações de carne bovina

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), conversou por telefone com o vice-presidente da República Popular da China, Han Zheng, nesta quarta-feira (28). A ligação durou aproximadamente 30 minutos e tratou sobre temas da agenda bilateral.
Alckmin demonstrou preocupação com as salvaguardas adotadas pela China sobre as exportações de carne bovina brasileira. O presidente em exercício ressaltou a relevância do setor pecuarista para a economia brasileira e enfatizou a importância do tema para o governo brasileiro.
Segundo nota do Palácio do Planalto, os líderes comemoraram o crescimento de 8,2% da corrente de comércio bilateral em 2025, que alcançou novo recorde anual de US$ 171 bilhões (cerca de R$ 890 bilhões).
Alckmin convidou Han Zheng a vir ao Brasil para a realização da próxima reunião da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação), em data a ser combinada pelos dois países.
Os líderes também conversaram sobre as oportunidades de investimentos nos dois países, com destaque para as áreas de infraestrutura, tecnologia, inovação e sustentabilidade.


