Análise: Boulos terá função de fortalecer a base social do governo
Nomeação de Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência busca mobilizar a militância e fortalecer a base social do governo, diz Clarissa Oliveira no Bastidores CNN
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) deve assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, com uma missão específica voltada para 2026: mobilizar a militância e fortalecer a base social do governo. A análise é de Clarissa Oliveira no Bastidores CNN.
"A indicação de Boulos ganhou força após sua participação ativa na organização de manifestações recentes, que conseguiram mobilizar um número expressivo de pessoas em torno de uma agenda de esquerda - algo que não ocorria há algum tempo no campo progressista", diz Clarissa.
Estratégia política
A ida para o ministério é considerada uma solução política estratégica, oferecendo a Boulos um papel crucial na articulação entre o governo e as bases sociais. Sua função principal será estabelecer uma ponte entre a atuação governamental e a mobilização da militância.
A nomeação é vista como um reconhecimento a Boulos, que obteve votação expressiva para o Legislativo em São Paulo. No entanto, análises internas apontam que sua candidatura para cargos no Executivo enfrenta desafios devido a índices significativos de rejeição no estado.