Análise: Messias deve ter aprovação tranquila no Senado para vaga no STF

Apesar da necessidade de negociações políticas nos bastidores, avaliação é de que o momento favorável do governo contribui para uma aprovação sem sobressaltos no Senado; a análise é de Clarissa Oliveira, no Bastidores CNN

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A indicação do ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, para o STF (Supremo Tribunal Federal) deve enfrentar um processo de aprovação tranquilo no Senado Federal. O cenário favorável se deve, em parte, ao momento positivo do governo, que apresenta índices de popularidade em recuperação. A avaliação é da analista de Política da CNN Clarissa Oliveira, no Bastidores CNN.

Articulações nos bastidores

Mesmo com a aparente tranquilidade, existem pontas soltas que precisam ser amarradas, especialmente na relação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O parlamentar era um dos principais defensores da indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e agora surge como figura importante no processo de aprovação de Messias.

As negociações nos bastidores indicam que podem haver compensações políticas para garantir uma aprovação mais suave. Entre as possibilidades estão redistribuição de cargos no segundo escalão e outras demandas que vêm sendo discutidas de forma indireta.

Apesar de a indicação ser uma prerrogativa exclusiva, o processo democrático exige diálogo e negociação com diferentes agentes políticos. A estratégia atual envolve encontrar formas de contemplar os setores que saíram preteridos na escolha, mantendo o equilíbrio político necessário para a aprovação.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.