Análise: Sem estratégia, governo terá dificuldade para substituir MP do IOF
Segundo a analista de Política da CNN Clarissa Oliveira, a articulação do governo com o Congresso antecede a definição de uma nova proposta
A derrota da MP (medida provisória) 1303 no Congresso Nacional, que estabelece uma alternativa ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), evidencia a necessidade de o governo federal repensar sua estratégia de articulação política. A situação atual demonstra a forte influência do Centrão nas decisões legislativas e a urgência de uma nova abordagem nas negociações. A análise é de Clarissa Oliveira no Bastidores CNN.
"O momento atual exige que o governo resolva primeiro suas questões de articulação política, antes mesmo de definir o formato da nova proposta para substituir a MP do IOF", afirma a analista de Política da CNN.
As negociações envolvem desde indicações para o STF (Supremo Tribunal Federal) até a distribuição de cargos no segundo escalão, especialmente aqueles anteriormente ocupados por membros do Centrão.
A situação evidencia um momento delicado para o governo, que precisa encontrar uma forma diferente de se relacionar com os setores do Congresso Nacional.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já iniciou conversas com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre possíveis alternativas para a medida derrotada, incluindo a necessidade de ajustes no cronograma de votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Entre as opções em discussão, surge a possibilidade de apresentação de um projeto de decreto legislativo, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados.
"A menção a Alcolumbre nas declarações de Haddad surge como um possível canal de diálogo, embora isso não garanta que as negociações seguirão o caminho desejado pelo governo", diz Clarissa Oliveira.


