
Após ataques de Bolsonaro a TSE, Transparência Internacional alerta para "ruptura"
Em carta a embaixadores, a entidade afirma que a postura do presidente brasileiro não pode ser tratada como "sem sentido"
A Transparência Internacional divulgou nesta terça-feira (19) uma carta endereçada a embaixadores para alertar sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral e a possibilidade de "ruptura".
Na segunda-feira, ele se reuniu com autoridades diplomáticas de diversos países em Brasília e fez um discurso levantando suspeitas sobre a lisura das urnas eletrônicas e dos ministros do TSE.
No documento, a entidade afirma que Bolsonaro usou informações "falsas e manipuladas".
"Em uma de suas mais explícitas demonstrações anti-democráticas até aqui, na segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro reuniu a comunidade diplomática de Brasília para uma apresentação no Palácio da Alvorada, em que ele atacou as instituições eleitorais brasileiras e seus membros, usando informações falsas e manipuladas."
Segundo a Transparência Internacional, a apresentação feita pelo presidente confirmou o processo de "desestabilização democrática" pelo qual o Brasil está passando e acabou com a margem para interpretações ambíguas sobre a situação.
"Desde 2019, a Transparência Internacional tem documentado e denunciado à comunidade internacional a deterioração da democracia e da governança no Brasil. O episódio de ontem acabou com qualquer dúvida sobre o processo de desestabilização em andamento, não deixando dúvidas para ambiguidades ou interpretações equivocadas."
Para a entidade, a postura de Bolsonaro não pode ser tratada como "uma bravata irresponsável" ou "sem sentido".
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.