Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Bolsonaro conseguiu virada em 263 cidades no 2º turno

    Maioria das cidades em que presidente reverteu resultado no domingo (30) é de pequeno porte

    Cabina de votação com a nova urna modelo UE2020, que foi utilzada nas eleições deste ano
    Cabina de votação com a nova urna modelo UE2020, que foi utilzada nas eleições deste ano Fernando Frazão/Agência Brasil

    Vital NetoMurillo FerrariBeatriz Araújoda CNN

    em São Paulo

    Nas eleições deste domingo (30), em que mais de 60,3 milhões de brasileiros garantiram um terceiro mandato como presidente para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 263 cidades terminaram o segundo turno com um candidato diferente na liderança em relação ao primeiro turno.

    Todas as viradas foram registradas em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), que acabou em segundo lugar na corrida eleitoral, com 58,2 milhões de votos.

    A maioria dessas cidades que no primeiro turno registraram mais votos para Lula, mas no segundo terminaram com Bolsonaro à frente, é de pequeno porte.

    Das 263 cidades em que houve virada, somente 91 delas possuem mais do que 10 mil eleitores aptos a votar.

    No total, para reverter o resultado do primeiro turno nesses locais, o presidente Bolsonaro conquistou 271.347 votos novos.

    Em 46 dessas cidades, a virada de Bolsonaro foi alcançada com menos de 1.000 votos ganhos em relação à votação do dia 2 de outubro.

    O maior avanço de Bolsonaro foi no município mineiro de Betim, onde conseguiu expandir seu número de votos em 17.941. Nessa cidade, ele ficou com 52,43% dos votos (123.818 eleitores), contra 47,57% (112.360) de Lula.

    Sete das cidades que registraram virada estão no exterior: Bancoc, Bissau, Los Angeles, Cidade do México, além da capital da Venezuela, Caracas, e da capital da Nicarágua, Manágua.

    * Publicado por Léo Lopes