Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro deve focar na Bahia para reduzir diferença no Nordeste, diz especialista

    Presidente da República e outros concorrentes têm agenda em Salvador neste sábado (2)

    Presidente Jair Bolsonaro
    Presidente Jair Bolsonaro REUTERS/Ueslei Marcelino

    Douglas Portoda CNN*

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    O cientista político e diretor do Ipespe, Antônio Lavareda, declarou, nesta sexta-feira (1º), em entrevista à CNN, que se o presidente Jair Bolsonaro (PL) quiser reduzir a diferença de votos no Nordeste, a Bahia é o estado determinante.

    “O Nordeste é uma região fundamental com seus 27% de eleitores. A Bahia é o principal estado também em termos de eleitorado da região. Lembrar que, em 2018, o [Fernando] Haddad, sobre o Bolsonaro, conseguiu na Bahia um pouco mais do que no conjunto na região. Ele teve 70% a 30% de votos válidos no Nordeste, fazendo os arredondamentos. E na Bahia, teve mais, foram 73% a 27%, teve uma dianteira de 3,4 milhões de votos no segundo turno”, explica Lavareda.

    “Se o presidente Bolsonaro pretende reduzir a diferença no Nordeste, a Bahia, é de fato, é o principal celeiro eventual desses votos”, continuou, afirmando que a estratégia também é fundamental para o PT.

    Além de Bolsonaro, os pré-candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) estarão em Salvador na manhã deste sábado (2) para eventos de pré-campanha. A data é marcada pela celebração do Dia da Independência da Bahia.

    Lula participará de um ato às 10h30, no estacionamento da Arena Fonte Nova. O ex-presidente estará ao lado de figuras do partido no estado, como o atual governador, Rui Costa, o senador Jaques Wagner e o pré-candidato ao governo Jerônimo Rodrigues.

    Já Bolsonaro realizará uma motociata com apoiadores. A concentração será no Farol da Barra, às 8h. O evento não consta na agenda oficial do presidente, mas foi divulgado nas redes sociais do ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), pré-candidato ao governo.

    Os atos serão realizados a menos de cinco quilômetros um do outro. No entanto, o percurso previsto para a motociata segue em direção à orla da cidade, e, por isso, não há previsão de encontro entre os participantes.

    Ciro e Tebet convidaram apoiadores para o mesmo local e em horários próximos. A emedebista participará de uma celebração à Independência do estado no Largo da Lapinha, com início previsto às 6h30, acompanhada do pré-candidato a deputado federal Joceval Rodrigues (Cidadania) e do presidente do Cidadania, Roberto Freire.

    Já o ex-ministro cumpre agenda às 7h30. Ele será recebido pela vice-prefeita de Salvador, Ana Paula (PDT). Apesar da proximidade dos eventos, a assessoria de Ciro afirmou não ter conhecimento sobre um esquema de segurança para impedir conflitos.

    Locais em Salvador em que quatro pré-candidatos a presidente têm agendas neste sábado (2) / Arte CNN

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022

    (*Com informações de Daniel Reis, da CNN)

    Mais Recentes da CNN