Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro faz aposta política no Centrão para sacar governo de pior momento

    Mudanças no ministério planejadas pelo presidente para a semana que vem foram um dos temas do novo episódio do podcast Horário de Brasília

    Daniela LimaRenata Agostinida CNN

    Ouvir notícia

    Ao vestir a camisa do Centrão e convidar o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, para assumir a Casa Civil, o presidente Jair Bolsonaro faz uma aposta na política para sacar o governo de seu pior momento. As mudanças no ministério planejadas para a semana que vem foram um dos temas do episódio desta sexta-feira (23) do podcast Horário de Brasília.

    O senador deve chegar ao Palácio do Planalto com missões desenhadas no curto prazo: embalar a campanha de André Mendonça para o STF (Supremo Tribunal Federal) e de Augusto Aras para seguir no comando da PGR (Procuradoria-Geral da República), garantindo a aprovação dos nomes indicados por Bolsonaro.

    A chegada de Ciro Nogueira à Casa Civil, no entanto, atende a propósitos maiores. O presidente tem de azeitar a relação com o Senado, onde a CPI promete fazer o governo sangrar por mais três meses, e de onde precisam sair votos importantes para as reformas que o Palácio do Planalto ainda ambiciona aprovar.

    Bolsonaro ainda busca um partido para chamar de seu. A pouco mais de um ano da corrida eleitoral, o presidente segue sem legenda e vê agora o PP como um possível destino. Trata-se de um plano B. Bolsonaro tentava uma legenda pequena para que ele e os filhos pudessem ter o controle partidário. Não deu certo. Com o presidente do PP, que se tornou esteio do governo, no coração do Palácio do Planalto, a alternativa ganha força.

    Enquanto o reforço de Ciro Nogueira não vem, a mesma política que Bolsonaro espera usar a seu favor para sacá-lo da atual crise prepara reação aos seus arroubos retóricos. Após o presidente dizer que sem voto impresso não haverá eleição e seu ministro da Defesa, Walter Braga Netto, defender “mais transparência e legitimidade” no sistema de votação, a articulação para enterrar a iniciativa se intensificou. Presidentes de partido esperam barrar o projeto já na volta do recesso parlamentar, em agosto.

    Apresentado por Daniela Lima e Renata Agostini, o Horário de Brasília é transmitido ao vivo e com vídeo no site da CNN Brasil e no canal da emissora no YouTube, às sextas-feiras, a partir de 12h30. Depois, os episódios podem ser acessados on demand nas principais plataformas de podcast: Apple Podcasts, Spotify, Amazon Podcasts e Deezer.

    Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube, e assista abaixo à transmissão do episódio desta sexta-feira (23).

    Conheça os podcasts da CNN Brasil:

    E Tem Mais

    Abertura de Mercado

    Horário de Brasília

    CNN Mundo

    Alma do Negócio

    Entre Vozes

    5 Fatos

    Na Palma da Mari

    Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

    Horário de Brasília ao vivo, com Daniela Lima e Renata Agostini
    Horário de Brasília, com Daniela Lima e Renata Agostini, é transmitido ao vivo às sextas, às 12h30
    Foto: CNN Brasil

    Mais Recentes da CNN