Bolsonaro pede que PGR investigue Alexandre de Moraes

O presidente Jair Bolsonaro protocolou o pedido na tarde desta quarta-feira na Procuradoria-Geral da República

Caio Junqueira
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes durante evento jurídico  • Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli rejeitar o pedido de investigação contra Alexandre de Moraes, o presidente Jair Bolsonaro protocolou pedido semelhante na tarde desta quarta-feira (18) na Procuradoria-Geral da República.

A informação foi confirmada à CNN pela assessoria da PGR.

Na segunda-feira (16), Bolsonaro ajuizou uma notícia-crime contra Moraes. A ação citava supostos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais.

A notícia-crime também relatava outros pontos, como “injustificada investigação no inquérito das fake news, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito e por não permitir que a defesa tenha acesso aos autos”.

O texto também afirmava que o inquérito das fake news não respeita o contraditório, porque decreta contra investigados medidas não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet.

A ação não foi apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU).