Bolsonaro pode ser preso ainda este mês? Entenda

Após os recursos da defesa do ex-presidente serem rejeitados, a expectativa é que execução da pena de 27 anos e 3 meses comece ainda em novembro; apuração é de Luísa martins para o Bastidores CNN

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou, nesta segunda-feira (17), a ata do julgamento da Primeira Turma que rejeitou os recursos da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros seis réus no caso da trama golpista. A publicação representa mais um passo em direção à execução da pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado. A apuração é de Luísa Martins para o Bastidores CNN.

Segundo a analista de Política da CNN, fontes do STF indicam que a prisão de Bolsonaro pode ocorrer ainda em novembro. Há dois desfechos para o caso: seguir o rito normal, aguardando novos recursos da defesa, ou uma decisão mais célere do ministro Alexandre de Moraes, considerando eventuais recursos futuros como protelatórios.

Existe a possibilidade de que Bolsonaro seja encaminhado ao Complexo Penitenciário da Papuda. "A estimativa é que a permanência em regime fechado seja breve, entre uma semana e dez dias, com provável deferimento posterior de prisão domiciliar mediante pedido da defesa", diz Luísa.

A publicação da ata do julgamento da Primeira Turma ocorre em momento significativo, quando há uma série de visitas autorizadas a Bolsonaro em sua residência em Brasília. Entre elas, está programado um encontro com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para 10 de dezembro.

Segundo Luísa, existe a possibilidade que a prisão do ex-presidente ocorra antes da data estimada para a visita do governador de São Paulo.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.