Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro teve ao menos quatro aliados presos neste ano; veja quem são

    Silvinei Vasques, Mauro Cid, Anderson Torres e Ailton Barros estão na lista

    Da CNN

    Desde 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem pelo menos seis aliados que já foram presos. Somente neste ano, quatro pessoas próximas ao círculo político foram para a prisão.

    O último deles foi Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi preso pela Polícia Federal na quarta-feira (9).

    Veja abaixo quem já foi preso desde 2021:

    Aliados de Bolsonaro que estão presos / Arte/CNN

    Daniel Silveira

    O ex-deputado federal foi preso em 2021 por atacar membros do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte o condenou a mais de oito anos de prisão. Após isso, ele recebeu um perdão de Bolsonaro.

    Por descumprir repetidas medidas cautelares, Silveira voltou a ser preso em fevereiro deste ano, após o término do seu mandato como deputado federal.

    Roberto Jefferson

    O também ex-parlamentar foi preso em outubro do ano passado, pouco antes do segundo turno da eleição, após atirar contra policiais federais que cumpriam mandados de busca e apreensão em sua casa, no interior do Rio de Janeiro.

    Jefferson chegou a sair da prisão por questões médicas meses atrás, e a defesa pede que ele permaneça preso em um hospital penitenciário.

    Anderson Torres

    O ex-ministro da Justiça foi preso logo após retornar dos Estados Unidos dias após os atos criminosos de 8 de janeiro.

    Torres deixou a detenção em maio deste ano, para cumprir prisão domiciliar mediante o uso de tornozeleira eletrônica. Ele deve se apresentar semanalmente à polícia.

    Mauro Cid

    O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é investigado em uma série de crimes, desde o envolvimento no caso das joias sauditas até a suposta fraude no cartão de vacinação do ex-presidente, investigação que o levou à prisão em maio deste ano.

    Ailton Barros

    O ex-major do Exército apareceu em investigação da Polícia Federal tramando um golpe de Estado com Mauro Cid. Ele também foi preso na operação que apurava a fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro.

    Silvinei Vasques

    O ex-diretor-geral da PRF foi preso devido ao envolvimento com operações nas estradas no dia do segundo turno da eleição, que supostamente tinham como objetivo atrapalhar eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na votação.

    Vídeo: “O 01 do Bolsonaro”: saiba quem é o ex-militar que enviou áudios sobre golpe

    (Publicado por Douglas Porto)

    Tópicos