Brics precisam evitar que guerra entre Israel e Hamas se alastre para vizinhos, diz Lula em reunião
"Temos longa experiência nacional que reforça nossa fé na paz criada por uma justa negociação diplomática", afirmou o presidente durante a Cúpula Virtual Extraordinária do grupo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (21) que os Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – precisam atuar para evitar que a guerra entre Israel e Hamas se espalhe para outros países. A declaração foi feita durante discurso na Cúpula Virtual Extraordinária do grupo.
“Devemos evitar que a guerra se alastre para os países vizinhos. É valiosa e imprescindível a contribuição dos Brics, em sua nova configuração, junto a todos os atores em favor da autocontenção e da desescalada.”
“O Brasil não acredita que a paz seja criada apenas pela força das armas. Temos longa experiência nacional que reforça nossa fé na paz criada por uma justa negociação diplomática”, acrescentou Lula.
Ainda de acordo com o presidente, o conflito no Oriente Médio é fruto de décadas de frustração e injustiça, representada pela ausência de um lar seguro para o povo palestino.
“É fundamental acompanhar com atenção a situação na Cisjordânia, onde os assentamentos ilegais israelenses continuam a ameaçar a viabilidade de um Estado palestino”, enfatizou o presidente.
Ao término de sua fala, Lula agradeceu ao presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e outros líderes pelo apoio à repatriação de 32 brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza.