Campanha por ministra negra no STF ganha anúncio em Nova York; assista
Peça de publicidade foi feita pelo Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) e outras organizações
A campanha para que o Supremo Tribunal Federal tenha uma ministra negra ganhou reforço nesta quarta-feira (13) com um anúncio na Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos. Assista abaixo
A peça de publicidade foi feita pelo Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) e outras organizações.
O vídeo apresenta uma menina negra discutindo com a mãe o que ela quer ser quando crescer.
Ela apresenta referências de mulheres negras brasileiras em diferentes áreas. Na escrita, Conceição Evaristo; no esporte, Daiane dos Santos; na música, Iza. No entanto, ao falar do STF, ela diz não ter referência.
O conteúdo foi compartilhado também pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), uma das primeiras parlamentares negras da história do Brasil e com uma longa trajetória no movimento negro.
A campanha ainda prevê a pintura de um grafiti no centro do Rio de Janeiro com a imagem de um livro do ex-senador Abdias Nascimento.
Neste mês de setembro, a presidente do STF, Rosa Weber, vai se aposentar, abrindo uma vaga na Corte e deixando a ministra Carmen Lúcia como única mulher entre os magistrados.
Não há nenhuma pessoa negra entre os integrantes da suprema corte.
O IDPN ainda sugere e apoia publicamente quatro candidatas negras: Vera Lúcia Santana Araújo, Adriana Cruz, Lívia Santana Vaz e Soraia Mendes.
A indicação para a vaga cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
https://twitter.com/dasilvabenedita/status/1701676814064599187
*Publicado por Pedro Jordão com informações de Leandro Resende, ambos da CNN em São Paulo