Bolsonaro e Michelle superariam Lula no Acre, diz Paraná Pesquisas
Levantamento divulgado nesta sexta-feira (26) ouviu 1.505 eleitores entre os dias 19 e 23 de setembro; margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) derrotariam no Acre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventuais cenários de primeiro e segundo turno nas eleições de 2026. É o que indica levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (26).
Foram ouvidos 1.505 eleitores em 18 municípios acreanos entre os dias 19 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário testado pela pesquisa, Bolsonaro tem 50,8% das intenções de voto, contra 25,6% de Lula. A seguir, aparece o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), com 6,2%. Os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD), Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do Pará, Helder Barbalho (MDB), têm 3,5%, 2,9% e 0,4%, respectivamente.
O empresário Renan Santos (sem partido), um dos fundadores do MBL (Movimento Brasil Livre) — que busca criar seu próprio partido político —, marca 0,3%. Votos em branco, nulos e nenhum correspondem a 5,6%. Outros 4,7% não souberam ou não opinaram.
No segundo quadro, Michelle surge à frente de Lula. A ex-primeira-dama pontua 42,8%; já o chefe do Executivo, 25,9%. Na sequência, surge Ciro Gomes, com 7,3%. Os governadores Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado têm 5,6% e 5,2%, respectivamente. Helder Barbalho e Renan Santos marcam 0,7% cada.
Votos em branco, nulos e nenhum são 6,8%, enquanto 5,0% não souberam ou não opinaram.
No terceiro panorama avaliado, Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estão empatados tecnicamente. O petista tem 26,7%, seguido pelo chefe do Executivo paulista, que pontua 26,0%. Em seguida, vêm Ciro Gomes, com 10,3%, e Ratinho Jr., com 10,2%.
Caiado soma 4,3%, e Renan Santos totaliza 1,4%. Barbalho fecha a lista, com 0,9%. Votos em branco, nulos e nenhum equivalem a 13,2%. Outros 7,0% não souberam ou não opinaram.
Já no último cenário de primeiro turno testado pelo levantamento, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem 31,8%, contra 26,6% de Lula. No limite da margem de erro, de 2,6 pontos percentuais, a situação é de empate técnico entre os dois.
Ciro Gomes marca 8,6%, e Ratinho Jr., 8,4%. Ao mesmo tempo, Caiado tem 6,5%. Helder Barbalho e Renan Santos têm 1,0% cada. Votos em branco, nulos e nenhum somam 9,8%, e 6,2% não souberam ou não opinaram.
Segundo turno
A pesquisa de hoje analisou também quatro possíveis cenários de segundo turno envolvendo Lula, Bolsonaro, Michelle, Tarcísio e Flávio. Em todos, o chefe do Executivo seria superado pelos adversários no Acre. Confira os resultados nos gráficos abaixo: