Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas no RS: PEC que agiliza transferência de recursos tem apoio suprapartidário, diz senador à CNN

    Alessandro Vieira (MDB-SE) acredita que texto possa ser aprovado ainda nesta semana

    Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) à CNN
    Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) à CNN Reprodução CNN

    Lucas SchroederPedro DuranBasília Rodriguesda CNN

    São Paulo e Brasília

    O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou à CNN, nesta segunda-feira (6), que sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que agiliza a transferência de recursos para o Rio Grande do Sul tem apoio suprapartidário e pode ser aprovada ainda nesta semana.

    “O apoio é suprapartidário. A medida é absolutamente urgente e necessária. Acho que a Câmara e o Senado terão maturidade para fazer essa medida tramitar com velocidade, até porque outras medidas serão necessárias”, disse Vieira.

    A ideia de um “orçamento de guerra”, nos moldes do vigente no auge da pandemia de Covid-19, foi mencionada pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em visita ao estado.

    Segundo Vieira, a proposta “permite que se trate uma questão regional com ferramentas que a Constituição reservou apenas para cenários nacionais”. Ainda de acordo com o texto, esse tipo de situação precisa ser reconhecida pelo Congresso Nacional, após solicitação do presidente da República.

    “Temos que ter a clareza que eventos dessa magnitude tendem, infelizmente, a se repetir. São consequências das mudanças climáticas. Isso foi alertado pelos cientistas por décadas, e a conta começou a chegar”, acrescentou o senador.

    (Com informações de Daniel Rittner, da CNN, em Brasília)