Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cinco municípios terão eleições suplementares neste domingo (5)

    Urnas estarão abertas entre 8h e 17h nas cidades de Capão do Cipó (RS), Iaciara (GO), Ipanguaçu (RN), Miraguaí (RS) e Redentora (RS)

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    Cinco municípios elegerão novos prefeitos e vice-prefeitos, em eleições suplementares, realizadas neste domingo (5), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: Capão do Cipó (RS), Iaciara (GO), Ipanguaçu (RN), Miraguaí (RS) e Redentora (RS). Os mandatos serão válidos até dezembro de 2024.

    As urnas estarão abertas entre 8h e 17h, nos horários locais. Para votar, basta levar um documento com foto, como o e-Título, a carteira de identidade, a identidade social, o passaporte, a carteira de trabalho, o certificado de reservista ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    O título de eleitor não é obrigatório, mas ajuda na identificação. Caso opte por ele, se cadastrada a biometria, é necessário também levar uma identificação oficial com fotografia.

     

    As eleições suplementares acontecem quando mais da metade da votação dos cargos majoritários — presidente da República, governador e prefeito — é anulada.

    O pleito também pode ser convocado por decisão da Justiça Eleitoral com o indeferimento do registro, cassação do diploma ou a perda do mandato do candidato. No último caso, a escolha será direta, exceto se o cargo ficar vago a menos de seis meses do fim do mandato.

    As cidades de Caseiros e São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, também teriam novas votações. Entretanto, houve suspensão por liminares que serão válidas até o julgamento dos recursos dos prefeitos cassados pelo TSE.